AOS ARCANJOS SÃO MIGUEL SÃO RAFAEL E GABRIEL 

AOS SANTOS ARCANJOS

Ajudai-nos, ó grandes santos, irmãos nossos, que sois servos - como nós - diante de Deus.

Defendei-nos de nós mesmos, da nossa cobardia e tibieza, do nosso egoísmo, da nossa ambição, da nossa inveja e desconfiança, da nossa avidez em procurar à saciedade, a boa-vida e a estima.

Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvendai os nossos olhos que nós próprios fechamos, para não precisar de ver as necessidades do nosso próximo, e poder assim ocupar-nos de nós mesmos numa tranquila autocomplascência. Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus, para não deixar de o procurar com ardor, contrição e amor.

Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.

Contemplai em nós as lágrimas da vossa Rainha, que ela derramou por nós.

Contemplai em nós, a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser por sua vontade e seu amor.

Ajudai-nos a conhecer a Deus, a adorá-l´O, a amá-l´O e a servi-l´O. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que traiçoeiramente nos envolvem e nos afligem.

Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que um dia, estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Ámen.

SÃO MIGUEL ARCANJO

ORAÇÃO DE LEÃO XIII

Português:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.

Latim:

Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio, contra nequitias et insidias diaboli esto praesidium: Imperet illi Deus, supplices deprecamur, tuque, Princeps militiae caelestis, satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute in infernum detrude. Amen.

NUMA GRANDE TRIBULAÇÃO

Protector dos atribulados, dulcíssimo São Miguel, recorro a ti para que me ajudes. Por teu intermédio, muitas vezes Deus se dignou consolar os aflitos. Pede-lhe por mim que estou em grande tribulação e preocupação, para que me socorra com a sua misericórdia e com a sua providência de Pai. Suplica-lhe que me livre do mal e dos perigos deste mundo e me conceda que bendiga sempre o seu nome santíssimo. Enquanto viver, ser-te-ei sempre grato e teu devoto. Ámen.

A SÃO MIGUEL E AOS COROS ANGÉLICOS

- Ó São Miguel, com o ardente coro dos Serafins, enche-me de amor de Deus para que possa, ter caridade para com todos. Ámen.

- Ó São Miguel, com o coro místico dos Querubins, assiste-me na contemplação da bondade infinita de Deus, para que O possa louvar e amar cada vez mais. Ámen.

- Ó São Miguel, com o humilde coro dos Tronos, faz com que, admirando a grandeza de Deus, consiga reconhecer as minhas fraquezas e seja indulgente com as fragilidades dos outros. Ámen.

- Ó São Miguel, que difundes a glória de Deus com o poderoso coro das Dominações, ensina-me a agir lealmente comigo mesmo e com todos. Ámen.

- Ó São Miguel, com o coro amoroso das Potestades, ajuda-me a compreender a vontade de Deus, escutando docilmente aqueles que O representam. Ámen.

- Ó São Miguel, com o admirável coro das Virtudes, faz com que eu nunca viva na tibieza, mas dirija todas as minhas acções a Deus, com renovado entusiasmo. Ámen.

- Ó São Miguel, com o pacífico coro dos Principados, apoia-me no propósito de dar alegria, serenidade e ajuda a quem se aproximar de mim. Ámen.

- Ó São Miguel, com o dócil coro dos Arcanjos, afasta de mim todo o desejo de me evidenciar por acções extraordinárias. Ajudai-me a dar bom testemunho com a minha presença silenciosa. Ámen.

- Ó São Miguel, confio-me à tua protecção para que, unida à de todos os Anjos da Guarda, me guarde em cada momento, me livre dos perigos e me guie até à gloria do Céu. Ámen.

TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo,

protegei-nos no combate,

cobri-nos com o vosso escudo

contra embustes

e ciladas do demónio.

Que Deus lhe impere,

instante e humildemente o pedimos.

E Vós, Príncipe da Milícia celeste,

pelo poder divino ,

precipitai no inferno a Satanás

e aos outros espíritos malignos

que vagueiam pelo mundo

para perdição das almas!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ámen.

O TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

1º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos serafins, o Senhor nos faça dignos do fogo da perfeita caridade.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

2º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos querubins, o Senhor nos conceda a graça de trilharmos a estrada da perfeição cristã.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

3º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos tronos, o Senhor nos nos conceda o espírito da verdadeira humildade.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

4º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste das dominações, o Senhor nos dê a graça de podermos dominar os nossos sentidos.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

5º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste das potestades, o Senhor nos guarde das traições e tentações do demónio.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

6º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste das virtudes, o Senhor nos conceda a graça de não sermos vencidos no combate perigoso das tentações.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

7º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos principados, o Senhor nos dê o espírito da verdadeira e sincera obediência.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

8º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos arcanjos, o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

9º Pela Intercessão de São Miguel e do coro celeste dos anjos, o Senhor nos conceda que estes espíritos bem-aventurados nos guardem sempre e principalmente na hora da nossa morte.

Pai-Nosso e 3 Avé-Marias.

Reza-se no fim:

Um Pai Nosso em honra de São Miguel.

Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.

Um Pai Nosso em honra de São Rafael.

Um Pai Nosso em honra ao nosso Anjo da Guarda.

Antífona: Glorioso São Miguel arcanjo, o primeiro entre todos os anjos, defensor das almas, vencedor do demónio, vós que estais junto da glória de Deus e depois de Nosso Senhor Jesus Cristo, sois admirável protetor nosso, dotado de sobre-humana excelência e fortaleza, dignai-vos a alcançar de Deus que sejamos livres de toda a espécie de mal e ajudai-nos a ser fiéis em cada dia no serviço de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para que sejamos dignos das promessas do mesmo Senhor. Amen.

Oremos:

Omnipotente e sempiterno Deus, que, por prodígio da Vossa Bondade e misericórdia elegeste para príncipe da Vossa Igreja o gloriosíssimo arcanjo São Miguel, com o fim da comum salvação das almas, nós Vos rogamos que nos façais dignos de sermos, por sua benéfica protecção, libertos de todos os nossos inimigos, de sorte que nenhum deles nos possa molestar na hora da nossa morte, mas antes nos seja dado que o mesmo arcanjo nos conduza à presença da Vossa excelsa e divina Majestade. Pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amen.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória aos anjos da guarda das pessoas a quem tenhamos ofendido ou escandalizado.

Promessas de São Miguel Arcanjo da recitação do Rosário

O glorioso São Miguel Arcanjo prometeu:

A quem o honrasse desta maneira antes da Sagrada Comunhão seria acompanhado à Sagrada Mesa por um Anjo de cada um dos nove Coros;

A quem rezasse todos os dias essas nove saudações teria a sua assistência e a dos Santos Anjos durante a sua vida e que depois da morte livraria do Purgatório a essa pessoa e aos seus parentes.(SMA)

Através da recitação deste Rosário obter-se-ão ainda muitas graças nas calamidades públicas, sobretudo nas da Igreja Católica Apostólica Romana (de que São Miguel Arcanjo é o padroeiro perpétuo), e as indulgências que lhe foram atribuídas pelo Papa Pio IX.

Origem da devoção Santo Rosário de São Miguel Arcanjo

De acordo com a tradição a origem desta devoção está relacionada com uma aparição e revelação privada do próprio Arcanjo, São Miguel a uma religiosa carmelita portuguesa, Antónia d'Astónaco, no ano de 1750, este Santo Arcanjo declarou-lhe que desejava que se fizessem em sua honra nova saudações correspondentes aos nove coroes dos Anjos, que consistiriam na recitação de um Pai Nosso e três Ave Maria em honra de cada um dos coros dos Anjos. posteriormente reconhecida e aprovada pelo Papa Pio IX, a 8 de Agosto de 1851, quem a enriqueceu de indulgências.



NOVENA A SÃO MIGUEL

1.º DIA

ORAÇÃO

Ó São Miguel Arcanjo, nosso amável protector, louvo-te e bendigo-te como representante de Deus entre nós. Agradeço-te por tantas graças que alcançaste para o mundo e para mim, livrando-me de muitos perigos corporais e espirituais. Confio-me ao teu patrocínio e peço-te que não me deixes, enquanto eu não entrar no porto celeste.

Invocações

São Miguel Arcanjo, ilumina-nos com a tua luz.

São Miguel Arcanjo, protege-nos com as tuas asas.

São Miguel Arcanjo, defende-nos com a tua espada.

2.º DIA

ORAÇÃO

Bendito sejas, Senhor Deus omnipotente, por todos os benefícios e graças que nos deste. Seja sempre louvada e agradecida a tua bondade infinita pela honra que concedeste a São Miguel Arcanjo. E tu, príncipe do Paraíso e digno representante de Deus, defende-me do mal e alcança-me luz para conhecer a minha dignidade, força para praticar as virtudes e graça para entrar na eterna bem-aventurança.

Invocações...

3.º DIA

Arcanjo São Miguel, admiro-te pela tua grande humildade. Louvo-te e honro-te juntamente com todos os anjos e peço que te lembres de mim, obtende-me de Deus o perdão das minhas culpas, para que eu possa, um dia, glorificar a Deus, juntamente contigo, para sempre no Céu. Ámen.

Invocações...

4.º DIA

Ó glorioso São Miguel, príncipe dos anjos, vem em meu auxílio e pede a Deus a graça de eu viver como seu verdadeiro filho, para que mereça, um dia, gozar da companhia dos anjos e dos santos no Céu. Ámen.

Invocações...

5.º DIA

Ó São Miguel, príncipe dos anjos, louvo-te e bendigo-te com todos os anjos do Paraíso, pela grande autoridade com que Deus te revestiu, ao confiar-te os nossos anjos da guarda. Dirige os teus olhos vigilantes para mim - porque sou miserável - e envia-me os anjos nas minhas necessidades especiais, para que me defendam do demónio, me libertem dos perigos e me ajudem a conservar-me em graça.

Invocações...

6.º DIA

Ó São Miguel, ministro poderoso da justiça de Deus, vem depressa socorrer-me, pois o maligno não deixa de me fazer guerra e continuamente assediar. Tu, que podes opor-te à sua audácia, socorre-me e guia-me, a fim de que eu possa vencê-lo e obter a salvação eterna.

Invocações...

7.º DIA

Ó glorioso São Miguel, chefe dos anjos fiéis, rejubilo contigo pelas graças que o Senhor te concedeu e oro para que todas as nações da terra te reconheçam, te honrem e sintam os teus benefícios. Para mim peço a graça de cumprir com exactidão e amor a vontade de Deus.

Invocações...

8.º DIA

Ó arcanjo São Miguel pela glória com que resplandeces no Céu, obtém-me da Santíssima Trindade as virtudes e as graças para chegar à felicidade eterna. Contigo, quero louvar para sempre o Deus Altíssimo que muito me ama, em união a Maria e todos os anjos e santos.

Invocações...

9.º DIA

Ó poderoso e amoroso São Miguel, eu me refugio na tua benéfica protecção. Sou pecador e fraco na luta contra o mal. Com a tua grande caridade alcança-me de Jesus Cristo a graça de guardar a minha mente e o meu coração de qualquer mancha de pecado para louvor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen.

Invocações...

LADAINHA DE S. MIGUEL ARCANJO

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós

Cristo Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós

Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós

Santa Maria, Rainha dos anjos, rogai por nós

S. Miguel, comandante da milícia celeste, rogai por nós...

S. Miguel, príncipe dos nove coros de anjos,

S. Miguel, protector da Igreja,

S. Miguel, adversário de Satanás,

S. Miguel, terror dos maus espíritos,

S. Miguel, vencedor dos poderes revoltados contra Deus,

S. Miguel, intercessor pelos moribundos,

S. Miguel, que velais pelas almas do purgatório,

S. Miguel, que salvais dos perigos,

S. Miguel, que servis a Deus e aos homens unidos a Deus em Cristo,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Tende piedade de nós,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Tende piedade de nós,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz

V/ - Rogai por nós S. Miguel Arcanjo.

R/ - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Deus eterno e todos poderoso, concedei-nos a plenitude das vossas bênçãos por intercessão de S. Miguel Arcanjo, para que livres da escravidão do demónio, sejamos conduzidos no fim da vida, à vossa presença por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

SÃO RAFAEL ARCANJO

O ARCANJO SÃO RAFAEL

Rafael significa «Deus cura», em contraposição ao demónio Asmodeu que significa «Aquele-que-faz-perecer». Para se conhecer o ofício típico de Rafael é particularmente útil a leitura do livro bíblico de Tobite. É uma parábola cheia de ensinamentos, em que se percebe o excepcional cuidado de Deus por nós. Rafael aparece como o «protótipo do Anjo da Guarda». Acompanha o jovem Tobias numa viagem difícil e perigosa, defende-o, ajuda-o a realizar um casamento feliz curando a esposa e, por fim, sarando-lhe também o pai da cegueira e cumulando os seus protegidos de alegria. Sobretudo, preocupa-se com fazer levantar o seu olhar para Deus: foi Deus que, tendo acolhido as suas orações e as suas lágrimas, o convidou a levar a cura e o conforto.

Por isso diz: «Louvai a Deus e agradecei-lhe; exaltai-o e apregoai a todos os viventes o que fez por vós, pois é bom louvar a Deus, exaltar o seu nome e apregoar as suas obras. Não vos canseis de o confessar... Não temais... Quando eu estava convosco, não era por minha própria iniciativa, mas por vontade de Deus; por isso, deveis louvá-lo sempre» (Tb 12, 6.17.18).

Ó Deus que deste ao teu servo Tobias um companheiro de viagem na pessoa do Arcanjo Rafael pedimos-te que também a nós concedas a protecção deste príncipe da corte celeste e o conforto do seu socorro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que é Deus e contigo vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Ámen.

Meu querido Arcanjo Rafael, fazei que eu vos siga sempre com docilidade e confiança, e Deus omnipotente e misericordioso que é Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe e nos ajude sempre. Ámen.

NOVENA AO ARCANJO SÃO RAFAEL

1.º DIA

Ó Arcanjo São Rafael, socorro daqueles que com as obras de misericórdia atraem a benevolência de Deus, faz com que nunca nos esqueçamos daqueles que sofrem e são abandonados por todos.

Glória ao Pai...

Invocações

São Rafael Arcanjo, ilumina-nos com a tua luz.

São Rafael Arcanjo, protege-nos com as tuas asas.

São Rafael Arcanjo, cura-nos com a tua medicina.

2.º DIA

Ó benévolo São Rafael, medicina de Deus para o corpo, tira-nos das nossas doenças, ajuda-nos a oferecer a Deus todos os sofrimentos para o bem das almas e a preservar o nosso corpo do pecado porque é templo vivo da Santíssima Trindade.

Glória ao Pai...

Invocações...

3.º DIA

São Rafael, poderosa medicina de Deus para a alma, cura-nos de todas as feridas espirituais, do medo e da angústia e afasta de nós as trevas do pecado e do erro.

Glória ao Pai...

Invocações...

4.º DIA

Ó nobre São Rafael, medicina de Deus para o espírito, tu que estás sempre diante ao trono do Santíssimo ajuda-nos a desvendar as insídias do Maligno e a atingir a alegria da salvação eterna

Glória ao Pai...

Invocações...

5.º DIA

Ó sábio São Rafael, que acompanhas-te Tobias na sua difícil viagem, guia os jovens na escolha da sua vocação; prepara-os na pureza e na oração, e dá-lhes corajosos educadores cristãos.

Glória ao Pai...

Invocações...

6.º DIA

Ó solícito São Rafael, que conduziste Tobias até Sara, libertando-a dos vexames do maligno; ajuda as famílias a viver em santidade e amor, abertas à esperança e ao dom da vida.

Glória ao Pai...

Invocações...

7.º DIA

Ó prudente São Rafael, que ajudaste Tobias a cobrar o que deviam a seu pai, vem socorrer quem vive em dificuldade e não tem o necessário para viver e faz com que usemos sabiamente o dinheiro para conquistar a verdadeira riqueza do Céu.

Glória ao Pai...

Invocações...

8.º DIA

Ó Arcanjo São Rafael, com a tua benevolência evocas a figura do Pai misericordioso, de Jesus bom pastor e do Espírito Santo consolador. Alcança-nos a graça de confiarmos sempre no amor infinito de Deus e de nos abandonarmos confiantes à sua vontade.

Glória ao Pai...

Invocações...

9.º DIA

Ó Arcanjo São Rafael, com a tua poderosa intercessão traz à nossa vida pessoal, às nossas famílias e ao mundo inteiro, a paz que Jesus prometeu.

Glória ao Pai...

Invocações...

São Rafael, medicina de Deus, inflama o nosso coração de caridade ardente e operosa para que, amorosamente empenhados em obras de bem para alívio dos necessitados, superemos as dificuldades da vida e todas as formas de inimizade que ofendem o nosso Pai do Céu, a quem pedimos por Cristo nosso Senhor. Ámen.

LADAINHA DE SÃO RAFAEL ARCANJO

Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós

Jesus Cristo, ouvi-nos

Jesus Cristo, atendei-nos

Deus, Pai Celestial, criador dos Espíritos Celestes, tende piedade de nós

Deus Filho, Redentor do mundo, a quem os Anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós

Deus Espírito Santo, felicidade dos Espíritos bem-aventurados, tende piedade de nós

Santíssima Trindade que sois um só Deus, Glória dos Santos Anjos, tende piedade de nós

São Rafael, Anjo da Saúde, rogai por nós...

São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do trono de Deus,

São Rafael, que afastais para longe de nós os espíritos malignos,

São Rafael, fiel condutor de Tobias,

São Rafael, que levais as nossas preces ao trono de Deus,

São Rafael, que curastes a cegueira de Tobit pai de Tobias,

São Rafael, auxílio nas tribulações,

São Rafael, consolo nas necessidades,

São Rafael, que tornais felizes os vossos devotos,

Jesus Cristo, felicidade dos Anjos, perdoai-nos;

Jesus Cristo, glória dos Espíritos Celestes, ouvi-nos;

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.

OREMOS

Ó Deus, que, em vossa inefável providência, fizestes São Rafael o condutor fiel de vossos filhos em suas viagens, humildemente Vos imploramos que possamos ser conduzidos por ele no caminho da salvação e experimentemos o seu auxílio nas doenças do corpo e alma. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen.

SÃO GABRIEL ARCANJO

NOVENA A SÃO GABRIEL ARCANJO

1.º DIA

São Gabriel, pela glória de Deus que te distingue de muitos dos teus companheiros que, como tu, estão continuamente diante do trono do Altíssimo, alcança-me a graça de caminhar sempre na presença divina para que os meus pensamentos, as minhas palavras e as minhas acções sejam sempre animadas pelo desejo da glória de Deus.

Glória ao Pai...

2.º DIA

São Gabriel, pela alegria que sentiste ao ser enviado à terra a anunciar o mistério mais consolador, isto é, a incarnação do Filho de Deus e a salvação universal, obtém-me a graça de ser humilde quando me honrarem, sereno quando for humilhado, valorizando todas as situações segundo o desígnio de Deus, que mais não é que o desejo de santidade e de bem para todos.

Glória ao Pai...

3.º DIA

São Gabriel, pela inefável alegria com que te apresentaste a Maria, a jovem de Nazaré, privilegiada e mais santa que qualquer outra criatura, alcança-me a graça de ter por ela uma devoção constante e singular, de promover o seu conhecimento e amor, e de participar na bem-aventurança prometida a todos os que a veneram com sinceridade de vida.

Glória ao Pai...

4.º DIA

São Gabriel, pela insólita alegria que te inundou, ao proclamares Maria como a cheia de graça e escolhida entre todas as mulheres para se tornar a Mãe de Jesus, faz que também eu aprenda da Virgem o amor ao recolhimento e à oração, e me empenhe em imitá-la para honrar o Pai do Céu.

Glória ao Pai...

5.º DIA

São Gabriel, pelo imprevisto espanto que sentiste ao ver a Santíssima Virgem perturbar-se com as tuas palavras de elogio, obtém-me a graça de viver como ela no apego constante à humildade que é fundamento e apoio de todas as virtudes.

Glória ao Pai...

6.º São Gabriel, pela tua extraordinária veneração por Maria, pronta a renunciar a todos os seus projectos para aderir aos desígnios de Deus, dá-me a coragem de renunciar a tudo aquilo que me agrada, mesmo os meus bons projectos, para aderir em tudo à vontade de Deus, que quer sempre e unicamente o melhor, mesmo quando não o compreendo.

Glória ao Pai...

7.º DIA

São Gabriel, pela admirável benignidade com que dissipaste o receio de Maria, quando compreendeu que era chamada a tornar-se Mãe do Filho de Deus, alcança para a minha mente um conhecimento claro das exigências de Deus e a graça de responder com a minha vida àquilo que é para meu bem e dos meus irmãos.

Glória ao Pai...

8.º DIA

São Gabriel, pela generosa prontidão com que Maria acreditou nas tuas palavras e acolheu com jubilosa obediência a vontade de Deus que a chamava a tornar-se Mãe de Jesus e colaboradora na redenção do mundo, torna-me obediente e sereno no cumprimento daquilo que o Senhor me pede através dos superiores, mesmo quando isso exige de mim sacrifício.

Glória ao Pai...

9.º DIA

São Gabriel, que alegria inundou a Trindade, quando a Virgem te manifestou o seu consentimento, e o Filho de Deus incarnou no seu seio, por obra do Espírito Santo! Também tu ficaste inundado de alegria e todos os anjos do Céu e os justos do Limbo e a humanidade inteira. Então, Deus fez-se homem, aceitando todas as nossas fraquezas e misérias, excepto o pecado. Ajuda-me a dizer com Maria: «Eis-me!» e a seguir com ela Jesus nas dificuldades e nas provações até ao dia em que poderei gozar para sempre a visão eterna do Paraíso.

Glória ao Pai...

Ó glorioso São Gabriel, partilho contigo a alegria que sentiste ao seres o mensageiro de Deus junto de Maria; admiro o respeito com que te apresentaste a ela, a devoção com que a saudaste, o amor com que, antes dos anjos, adoraste Jesus incarnado no seu seio; alcança-me a graça de participar nos teus sentimentos quando, ao rezar o terço, repetir a tua saudação e quando rezar o «Anjo do Senhor». Ámen.

LADAINHA A SÃO GABRIEL ARCANJO

Senhor, tem piedade.

Cristo, tem piedade.

Senhor, tem piedade.

Cristo, ouvi-nos.

Cristo escutai-nos.

Deus Pai celestial, criador dos anjos, tem piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, Senhor dos Anjos,

Deus Espírito Santo, Vida dos anjos,

Santíssima Trindade, um só Deus verdadeiro, delícia dos Anjos,

Santa Maria Rainha dos Anjos, rogai por nós...

São Gabriel Arcanjo,

Força de Deus,

Príncipe do Céu,

Embaixador de Deus Pai,

Servidor do Verbo Divino,

Arauto da Encarnação,

Primeiro adorador do Verbo Encarnado,

Anunciador da grandeza de Jesus,

Mensageiro da Esperança,

Revelador das glórias de Maria,

Guardião da Virgem Imaculada,

Protector contra o Maligno,

Zeloso pela honra de Jesus Cristo, rogai por nós.

Guardião de nosso Baptismo,

Modelo de oração,

Flagelo dos incrédulos,

Mestre admirável,

Força dos justos,

Protector das famílias cristãs,

Defensor da Fé,

Patrono dos sacerdotes,

Escudo da castidade,

Guia dos desorientados,

Conselheiro dos confundidos,

Guarda da Ordem do Carmo,

Cristo, ouvi-nos.

Cristo, atendei-nos.

O Senhor manda a seus anjos

Para cuidar-nos em todos os caminhos.

Oremos

Deus todo poderoso, que nos amais com amor eterno, enviai-nos os vossos Santos Anjos para que nos defendam do Maligno, e fazei que pelo Sangue precioso de vosso Filho, e pelos rogos da Santíssima Virgem Maria e de São Gabriel Arcanjo, em meio dos perigos, nos refugiamos em vós. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen.


A SÃO GABRIEL

Anjo da Encarnação, fiel mensageiro de Deus, abri nossos ouvidos, até para as mais leves admoestações e toques do coração amoroso de nosso Senhor. Permanecei sempre connosco, nós vo-lo suplicamos, para que compreendamos devidamente a palavra de Deus, sigamos suas inspirações e, docilmente obedientes, cumpramos aquilo que Deus quer de nós. Fazei que sejamos prontos e vigilantes, para que o Senhor não nos encontre dormindo quando chegar.

Oremos

Ó Deus, que entre todos os Anjos, escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério de vossa Encarnação, concedei-nos por vossa bondade, que, depois de o celebrarmos na terra, gozemos no Céu, os efeitos de sua protecção. Vós que sendo Deus, reinais pelos séculos. Ámen.